AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO À AGREGAÇÃO DO VALOR PERCEBIDO PELO CLIENTE FINAL: CASO DO GADO DE CORTE

Marcelo S. Badejo, Paulo Schmidt, Eduardo Wilk

Resumo


Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso realizado na cadeia produtiva do gado de corte do Rio Grande do Sul. A contribuição principal do estudo centrase na proposta de um modelo que conjugue duas faces de análise: custos e valor. Para a decomposição e análise da cadeia de valor do produto carne bovina, o estudo foi fundamentado no método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), bem como na perspectiva do marketing, que é necessária para o entendimento e aproximação dos aspectos de valor pertinentes ao consumidor final. Verificou-se que os aspectos valorizados pelos clientes concentram-se em atividades localizadas próximo ao final do processo de produção. Essa observação está em concordância com a distribuição das margens ao longo da cadeia analisada. Evidencia-se uma valorização predominante de atividades que interferem mais na aparência do produto em detrimento de outras mais ligadas à qualidade intrínsica, que sob um ponto de vista técnico, estão localizadas nas fases iniciais de produção.

Palavras-chave


Atividade. Custo. Cadeia de valor.

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS