AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO À AGREGAÇÃO DO VALOR PERCEBIDO PELO CLIENTE FINAL: CASO DO GADO DE CORTE

Autores

  • Marcelo S. Badejo
  • Paulo Schmidt
  • Eduardo Wilk

Palavras-chave:

Atividade. Custo. Cadeia de valor.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os resultados de um estudo de caso realizado na cadeia produtiva do gado de corte do Rio Grande do Sul. A contribuição principal do estudo centrase na proposta de um modelo que conjugue duas faces de análise: custos e valor. Para a decomposição e análise da cadeia de valor do produto carne bovina, o estudo foi fundamentado no método de Custeio Baseado em Atividades (ABC), bem como na perspectiva do marketing, que é necessária para o entendimento e aproximação dos aspectos de valor pertinentes ao consumidor final. Verificou-se que os aspectos valorizados pelos clientes concentram-se em atividades localizadas próximo ao final do processo de produção. Essa observação está em concordância com a distribuição das margens ao longo da cadeia analisada. Evidencia-se uma valorização predominante de atividades que interferem mais na aparência do produto em detrimento de outras mais ligadas à qualidade intrínsica, que sob um ponto de vista técnico, estão localizadas nas fases iniciais de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BADEJO, M. S.; SCHMIDT, P.; WILK, E. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO EM RELAÇÃO À AGREGAÇÃO DO VALOR PERCEBIDO PELO CLIENTE FINAL: CASO DO GADO DE CORTE. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 4, n. 7, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11280. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos