TEORIA DO AGENCIAMENTO NA CONTABILIDADE A CONTABILIDADE E O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Josué Brisola

Resumo


O presente trabalho é o resultado de uma reflexão teórica sobre a teoria do agente do ponto de vista da contabilidade considerando que o trabalho contábil, o qual envolve “produzir” e “comunicar” informações, está estreitamente relacionado com o processo de agenciamento inerente às relações humanas nas organizações ou mesmo fora delas. Conceitua-se a teoria do agenciamento e analisa-se sua contribuição no processo de geração da informação e comunicação dessas informações visando suportar o processo decisório nas organizações. Destaca-se o papel relevante que a contabilidade exerce no contexto do agenciamento em dois momentos distintos que são o pré e o pós-decisório. Ao final, apresentam-se outras questões, não menos importantes, que impactam os relacionamentos (nexos de contratos), tais como os conflitos, os custos e questões éticas envolvidas nos relacionamentos.

Palavras-chave


Contabilidade. Comunicação. Teoria do agenciamento. Informação.

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS