CONTROLADORIA E PROCESSAMENTO DE PEDIDOS: A NECESSIDADE DE UMA VISÃO LOGÍSTICA INTEGRADA

Carlos Hideo Arima, David Capezzutti

Resumo


A vantagem competitiva das empresas se materializa através de sua presença no mercado em que atua, o que, em termos operacionais, pode ser percebido pelo tamanho e renovação de sua carteira de pedidos. Dado que a colocação de pedidos de clientes é um evento que garante a sobrevivência da empresa no mercado, o seu gerenciamento e o monitoramento da carteira deve mobilizar todas as áreas da empresa e priorizar as suas ações. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é abordar os principais conceitos e as etapas envolvidas no ciclo de pedidos, dando especial destaque para as preocupações, problemas e posturas a serem considerados em cada etapa do processamento dele. Consideram-se também as vantagens das abordagens de puxar e empurrar os fluxos físicos de mercadorias e de informações, e apresentam-se os principais elementos de custos envolvidos nesse tipo de transação. Propõem-se, ainda, algumas sugestões para a integração do processamento de pedidos com a controladoria, através dos sistemas de informação.

Palavras-chave


Logística. Logística empresarial. Controladoria. Sistemas de informação.

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS