INFORMAÇÃO GERENCIAL BASEADA NO BALANCED SCORECARD: UM ESTUDO EM UMA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEIS DE PERNAMBUCO

Harry Marcos da Silva Oliveira Filho, Jeronymo José Libonati, Raimundo Nonato Rodrigues

Resumo


Este artigo trata da importância da contabilidade gerencial para a gestão de empresas e mostra a utilidade do Balanced Scorecard (BSC) no processo de produção de informações gerenciais. A metodologia usada, predominantemente, foi a de estudo de caso, com o objetivo de fazer uma abordagem do BSC dentro de uma empresa do ramo de distribuição de combustíveis, situada no estado de Pernambuco. A missão da empresa é apresentada e analisada sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Para cada perspectiva, foram definidos objetivos e indicadores relacionados à estratégia, analisados juntamente com a diretoria da empresa. Para uma melhor compreensão, ao final de cada tópico que trata sobre as perspectivas do BSC de uma distribuidora de combustíveis, foram elaborados quadros de resumo de objetivos e indicadores estratégicos.

Palavras-chave


Informação gerencial. Balanced scorecard. Indicadores estratégicos.

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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