IDENTIFICAÇÃO DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA UTILIZADOS COMO MECANISMOS PARA DELINEAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Romualdo Douglas Colauto, Ilse Maria Beuren, Marlei Salete Mecca, Laura Edith Taboada Pinheiro

Resumo


Este artigo identifica canais mercadológicos priorizados para delinear o planejamento estratégico no setor de prestação de serviços em empresas estabelecidas em Santa Catarina. O estudo propicia parâmetros comparativos entre as diferentes estratégias de comunicação preconizadas na literatura e utilizadas para atrair público-alvo e ainda, possibilitar adequação dos investimentos empresariais. Configura-se como estudo descritivo com abordagem lógica dedutiva. Para o processo de coleta de dados em campo, utilizaram-se acadêmicos dos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior no Estado de Santa Catarina. A seleção dos acadêmicos separou aqueles com vínculo empregatício em empresas prestadoras de serviços. Os resultados mostram que 19 canais de comunicação mercadológica, considerados na pesquisa em campo, são utilizados em periodicidades mensal, bimestral, semestral, anual ou ocasional. Na vanguarda dos canais mais utilizados, aparecem os jornais e revistas, patrocínio de eventos festivos e esportivos, panfletagens e rádio.

Palavras-chave


Canais de comunicação. Marketing. Planejamento estratégico.

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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