AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA AGREGAR VALOR AO NEGÓCIO

Marco Antônio Martins

Resumo


O atual ambiente empresarial é caracterizado pela busca de diferenciais competitivos consistentes, capazes de agregar valor às organizações e a seus proprietários ao longo do tempo. As organizações devem ser capazes de fidelizar seus clientes e conquistar novos mercados e, para isso, é importante possuir uma equipe de colaboradores talentosos, bem preparados e permanentemente motivados. A velocidade com que os conhecimentos são disseminados ao redor do mundo torna difícil a sustentabilidade de tais diferenciais por muito tempo. Neste contexto, a adoção de um sistema de acompanhamento de desempenho que considere a competitividade de mercado e as estratégias estabelecidas, associando missão, estratégia, objetivos e processos com a satisfação dos clientes, torna-se um fator decisivo para a gestão eficiente e eficaz da organização. Isto pode garantir o seu crescimento e a sua sobrevivência no longo prazo. Em contrapartida, a comunicação deficiente dos objetivos estratégicos, falta de uma definição clara de critérios quantitativos e qualitativos para o estabelecimento de ações em nível operacional e ausência de um sistema capaz de acompanhar a implementação das estratégias podem ser considerados fatores críticos, e, em muitos casos, a principal causa da geração de resultados insatisfatórios. O artigo tem por objetivo discutir a importância do processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta de agregação de valor ao negócio da organização.

Palavras-chave


Avaliação de desempenho. Indicadores de desempenho. Objetivos estratégicos.

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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