A EVOLUÇÃO DA EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DE EMPRESAS DO SETOR DE CELULOSE E PAPEL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS NOTAS EXPLICATIVAS E RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Charline Barbosa Pires
  • Fabiana Costa da Silva Silveira

Palavras-chave:

Evidenciação. Disclosure ambiental. Análise de conteúdo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se houve evolução, no período de 1998 a 2006, na evidenciação de informações de caráter ambiental, publicada nas Notas Explicativas e no Relatório de Administração das cinco maiores empresas brasileiras de capital aberto que atuam no setor de celulose e papel. Para tanto, realiza-se uma revisão na literatura contábil e financeira sobre as questões que percorrem a temática evidenciação (disclosure), destacando os aspectos referentes aos seus objetivos, às características dos usuários da informação contábil e às formas e métodos de evidenciação e aborda o disclosure de informações de caráter ambiental, propriamente dito. Emprega-se a técnica de análise de conteúdo para analisar as Notas Explicativas (NE) e os Relatórios de Administração (RA) das empresas, foco da pesquisa, identificando as categorias e os tipos de disclosure ambiental apresentados. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a divulgação de informações ambientais não apresentou avanços significativos durante os últimos nove anos. Adicionalmente, observa-se a baixa participação da Contabilidade na evidenciação de informações ambientais, uma vez que as informações de caráter meramente qualitativo predominam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charline Barbosa Pires

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Fabiana Costa da Silva Silveira

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

PIRES, C. B.; SILVEIRA, F. C. da S. A EVOLUÇÃO DA EVIDENCIAÇÃO DAS INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DE EMPRESAS DO SETOR DE CELULOSE E PAPEL: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS NOTAS EXPLICATIVAS E RELATÓRIOS DE ADMINISTRAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 13, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11104. Acesso em: 29 mar. 2024.