PERÍCIA CONTÁBIL TRABALHISTA: UM ESTUDO MULTI-CASO EM PROCESSOS LOTADOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TRABALHO DA COMARCA DE SORRISO (MT)

Autores

  • Jair Antonio Fagundes FEMA
  • Adriana Krasnievicz Possamai
  • Clebia Ciupak UNIC
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda FURB

Palavras-chave:

Perícia contábil trabalhista. Ações trabalhistas. Processos trabalhistas.

Resumo

A presente pesquisa analisa processos judiciais trabalhistas e as causas que motivam ex-empregados a demandarem judicialmente contra seus ex-empregadores. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo do tipo multi-caso em processos lotados no Tribunal de Justiça do Trabalho da Comarca de Sorriso MT. Para o embasamento teórico foi necessário conhecer o âmbito da Perícia Contábil, as normas que regem a atuação do Perito Contábil e as prerrogativas que norteiam as leis trabalhistas como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Constatou-se que os fatores que levam o empregado a acionar seu empregador na ação trabalhista são os mais variados, destacando-se a falta de registro na carteira nacional do trabalhador, falta de pagamento nos dias pré-estabelecidos entre as partes, falta de pagamento das horas extras e seus reflexos, adicional noturno, entre outros. Conclui-se que a perícia pode ser utilizada como um instrumento capaz de averiguar, decifrar e levantar provas verídicas para auxiliar o magistrado a decidir de forma eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Antonio Fagundes, FEMA

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Adriana Krasnievicz Possamai

Não há resumo.

Clebia Ciupak, UNIC

Não há resumo.

Carlos Eduardo Facin Lavarda, FURB

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

FAGUNDES, J. A.; POSSAMAI, A. K.; CIUPAK, C.; LAVARDA, C. E. F. PERÍCIA CONTÁBIL TRABALHISTA: UM ESTUDO MULTI-CASO EM PROCESSOS LOTADOS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO TRABALHO DA COMARCA DE SORRISO (MT). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 14, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11092. Acesso em: 28 mar. 2024.