A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Autores

  • José Luiz dos Santos UNIFIN
  • Paulo Schmidt UFRGS
  • Luciane Alves Fernandes
  • Paulo Roberto Pinheiro
  • Masayuki Nakagawa

Palavras-chave:

Intellectual capital. Intangible assets. Knowledge society.

Resumo

Ao se analisar o desenvolvimento do processo de globalização da economia, nota-se uma clara evidência de uma transição para uma sociedade sustentada no conhecimento. Emerge desse processo um novo conceito de administração, denominado Capital Intelectual. A aceitação do conhecimento como recurso econômico gera um problema que é o de mensurar esse ativo, como valorizar o ser humano e, mais do que isso, como retê-lo na entidade, pois esse valor será parte integrante da geração de benefícios futuros, que alterarão o patrimônio das entidades. Este artigo tem como objetivo contribuir para a evidenciação da definição, natureza e mensuração do capital intelectual. Constatou-se que o tratamento contábil do Goodwill continua a ser um assunto significativo e controvertido, por isso a contabilização de intangíveis, em especial o Goodwill, provavelmente será um assunto cuja importância aumentará com o passar dos anos, sendo necessárias novas pesquisas e experimentações com o objetivo de solucionar os problemas e dificuldades que estão surgindo em função dos novos tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luiz dos Santos, UNIFIN

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Paulo Schmidt, UFRGS

Não há resumo.

Luciane Alves Fernandes

Não há resumo.

Paulo Roberto Pinheiro

Não há resumo.

Masayuki Nakagawa

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

SANTOS, J. L. dos; SCHMIDT, P.; FERNANDES, L. A.; PINHEIRO, P. R.; NAKAGAWA, M. A IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 14, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11091. Acesso em: 29 mar. 2024.