INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA B3

Autores

Palavras-chave:

Estrutura de Capital. Rentabilidade. Endividamento. Correlação.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da estrutura de capital sobre a rentabilidade das empresas do setor de energia elétrica listadas na B3, dentre o período de 2014 a 2018. A metodologia aplicada classifica-se como quantitativa, descritiva e documental, valendo-se dos dados publicados pelas companhias em suas demonstrações financeiras. Foram utilizados três modelos de regressão linear múltipla para estudo da influência das variáveis de estrutura de capital e de controle sobre as variáveis de rentabilidade. Os resultados obtidos apontam que não há indícios significativos de que o endividamento influencie ROE, entretanto, evidencia-se certo impacto positivo do endividamento de curto prazo e negativo do endividamento de longo prazo. Observou-se semelhança nos resultados obtidos nos três modelos de regressão aplicados, no que concerne à influência exercida sobre ROA e ROAOper, indicando que tanto o endividamento de curto prazo quanto o de longo prazo tendem a influenciar positivamente tais variáveis. Em todos os modelos aplicados, houveram evidências de que a variável de controle q de Tobin também exerce influência positiva sobre ROA e ROAOper. Por fim, através da análise de correlação, identificou-se que as variáveis que possuem maior correlação com os indicadores de rentabilidade foram o endividamento de curto prazo e q de Tobin. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Quiles Bettega de Lima, UFRGS

Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS

Marco Antonio dos Santos Martins, UFRGS

Professor do DCCA da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, Doutor em Administração, com ênfase em Finanças pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

DE LIMA, R. Q. B.; MARTINS, M. A. dos S. INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL SOBRE A RENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA B3. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 21, n. 47, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109708. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos