A NOVA EMPRESA E A INFORMAÇÃO

Autores

  • César Augusto Tibúrcio Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Custos de transações. Mudanças tecnológicas. Novas empresas.

Resumo

Segundo Ronald Coase, as transações econômicas envolvem custos denominados de custos de transação. A melhor forma de a sociedade organizar-se é quando os custos de transação são os menores possíveis. As transações econômicas dentro da empresa são uma alternativa ao mercado ao reduzir esses custos. A explicação de Coase ajuda também a entender como a economia de escala pode favorecer o surgimento das grandes empresas modernas. As mudanças tecnológicas modernas alteraram, de forma substancial, o custo de transação. Isso faz com seja possível prognosticar o surgimento de uma nova empresa, mais focada no seu negócio típico. Diante disso, ao estudar a informação como um produto econômico pode-se fazer algumas inferências sobre como o custo da informação deve ser tratado tecnicamente. Finalmente são levantadas algumas conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Augusto Tibúrcio Silva, Universidade de Brasília

N Revista Contexto existe desde 2001 e publica, em média, seis artigos por edição. Essas publicações provêm de pesquisadores das mais variadas áreas vinculadas à Contabilidade, pertencentes a importantes universidades brasileiras. Busca premiar o leitor com trabalhos de qualidade e, ao mesmo tempo, disseminar o conhecimento.

Downloads

Como Citar

SILVA, C. A. T. A NOVA EMPRESA E A INFORMAÇÃO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/10955. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos