A TEMÁTICA TRIBUTÁRIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE NO BRASIL

Autores

  • Fernanda Nascimento Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Lúcio de Souza Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Tributária, Contabilidade, Stricto Sensu.

Resumo

O estudo objetiva compreender o quadro da temática tributária nos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade no Brasil. Para isso, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica para identificar programas ativos na Plataforma Sucupira, sendo que em 2020 totalizavam 27, e a técnica de análise de conteúdo para estabelecer as áreas de concentração, linhas de pesquisa, disciplinas, grupos e projetos de pesquisa. Para a análise da qualificação da produção docente, primeiro foram levantados os artigos de cada um deles, por intermédio do currículo lattes do professor, depois, realizou-se a consulta da classificação do periódico na Plataforma Sucupira. Os resultados mostram que não existem áreas e linhas de pesquisa associadas diretamente à temática tributária; que 07 (sete) programas abordam a área por meio disciplinas, em sua maioria optativas, grupos e projetos de pesquisa. Constatou-se que os professores das disciplinas, 1 ou 2 por instituição, são os responsáveis pelos grupos ou projetos de pesquisa associados à área tributária. A análise da produção docente em periódicos, de 2015 até agosto de 2020, indicou que foram publicados apenas 24 artigos na temática, sendo que 46% deles concentram-se na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto (USP-RP), e foram publicados em periódicos de boa qualidade, alcançando a estratificação A2. Nesse contexto, a pesquisa sugere a baixa relevância da temática tributária nos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade ativos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Nascimento Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFG.

Lúcio de Souza Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutor em Psicologia, Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica e Especialista em Auditoria e Análise Contábil.

Downloads

Publicado

2021-05-13

Como Citar

CARDOSO, F. N.; MACHADO, L. de S. A TEMÁTICA TRIBUTÁRIA EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE NO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 21, n. 48, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/109305. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos