“CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS”: AS SETE AULAS DO COMÉRCIO PORTUGUESAS (1759-1821), COM PARTICULAR REFERÊNCIA PARA AS FUNDADAS NO BRASIL

Cecília Duarte, Miguel Gonçalves, Cristina Góis

Resumo


O propósito do artigo consiste em debater como, quando e porquê foram instituídas sete Aulas do Comércio, tanto em Portugal como no Brasil durante os reinados de D. José I, D. Maria I e D. João VI, identificando as relações entre elas. Para a sua concretização foram privilegiadas fontes de investigação secundárias, nomeadamente artigos publicados em revistas nacionais e internacionais mediante a adoção de uma metodologia qualitativa. Através de fontes primárias de investigação, o trabalho introduz pela primeira vez na literatura a evidência empírica de que João Henrique de Sousa (o primeiro professor da Aula do Comércio de Lisboa) acumulou o cargo de escrivão do tesoureiro-mor no Erário Régio com o de negociante de grosso trato e da presença de D. José I nos exames da Aula do Comércio de Lisboa.


Palavras-chave


Aulas do Comércio; Ensino; Partidas Dobradas; História da Contabilidade; Brasil; Portugal.

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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