SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE ATITUDE ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CONTADORES NAS NBC PG 100, 200 e 300

Barbara Rissatti Cleto, Debora da Silva Oliveira Lacerda, Ana Lucia Fontes de Souza Vasconcelos, Gabriela Vasconcelos de Andrade

Resumo


Este estudo tem por objetivo evidenciar as semelhanças e diferenças na percepção de atitude ética profissional entre estudantes de ciências contábeis e profissionais contadores, com base nas NBC PG 100, 200 e 300. A abordagem é quantitativa e descritiva e o método utilizado foi aplicação de questionário, sendo este adaptado do estudo de Feil, Diehl e Schuck (2017). A unidade amostral conta com 81 estudantes de uma Universidade Privada em São Paulo e 90 profissionais associados ao SESCON-SP, sendo os dados analisados por técnica descritiva e técnicas estatísticas não paramétricas de correlação de Spearman e o teste Kruskal-Wallis. Os resultados sugerem que: a disciplina de ética contribui e pode influenciar as atitudes tanto dos estudantes como dos profissionais contadores; existem diferenças nas atitudes éticas quanto maior a experiência profissional; e que os profissionais já presenciaram alguma situação ou atitude que contraria o CEPC, diferentemente dos estudantes, dentre outros resultados.

             

Palavras-chave


Contabilidade; Ética profissional; Percepção

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ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

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