O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DA RENDA COM COMPRAS PARCELADAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO RS: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO GÊNERO

Autores

  • Cenaide Francieli Justen Universidade Vale do Taquari (UNIVATES)
  • Bruno de Medeiros Teixeira Universidade Vale do Taquari (UNIVATES)

Palavras-chave:

Finanças Pessoais, Endividamento, Estudantes Universitários.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar o nível de comprometimento da renda dos estudantes universitários com parcelamentos decorrentes de compras a prazo. Para alcançar o objetivo foi aplicado um questionário (survey) com 23 perguntas estruturadas, adaptado do estudo de Lucke et al. (2014). Visando avaliar a confiabilidade do questionário empregou-se o teste de alfa de Cronbach e sobre as respostas dos estudantes foram utilizadas as técnicas estatísticas de frequência relativa percentual, o teste de Mann-Whitney e os testes de correlação de Pearson, Kendall e Spearman. A amostra foi constituída por 521 estudantes de universidades localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados revelam que os estudantes universitários possuem um elevado comprometimento de sua renda com parcelas oriundas de compras a prazo e que não possuem uma percepção real deste endividamento. Neste contexto, o endividamento não necessariamente reduziu novas compras não planejadas. Conclui-se que os resultados obtidos neste estudo contribuem com a literatura de finanças pessoais na medida em que elucidam a percepção de endividamento por parte de pessoas que apresentam um maior nível de educação, no estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cenaide Francieli Justen, Universidade Vale do Taquari (UNIVATES)

Estudante do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Bruno de Medeiros Teixeira, Universidade Vale do Taquari (UNIVATES)

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

JUSTEN, C. F.; DE MEDEIROS TEIXEIRA, B. O NÍVEL DE COMPROMETIMENTO DA RENDA COM COMPRAS PARCELADAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO RS: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO GÊNERO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 46, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/104682. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos