APRENDIZAGEM INDIVIDUAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Teoria Institucional, Desenvolvimento Sustentável, Instituições de Ensino Superior, Gestão PúblicaResumo
Há pressão sobre as instituições de ensino superior para que abracem sua responsabilidade socioambiental, que ainda requer aprendizagem. Neste contexto com abordagem qualitativa e natureza exploratória, de horizontal transversal, o objetivo deste estudo foi “compreender como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem no contexto organizacional de uma universidade brasileira”. A fundamentação teórica abrange aspectos relativos às compras públicas sustentáveis mudanças organizacionais em instituições de ensino superior e aprendizagem individual. Foram coletados dados primários e secundários. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com oito informantes no contexto da UFSC entre dezembro de 2017 e maio de 2018. Identificou-se sete pontos críticos para aprendizagem organizacional que a impulsionam e devem ser considerados, quais sejam: i) Liderança; ii) Redes; iii) Cultura Organizacional; iv) Regulação, Controle e Monitoramento; v) Tecnologia; vi) Fatores Motivacionais e vii) Engajamento dos Indivíduos. Como recomendações para estudos futuros, propõe-se a análise dos processos de aprendizagem em instituições de ensino superior com ênfase em outro nível de análise ou entre níveis de aprendizagem. Uma combinação de técnicas de coleta em campo e maior longevidade do horizonte de pesquisa podem produzir resultados robustos para a formação de racionalidades e formas de ação para os gestores públicos.