A matemática nos Anos Iniciais: campo aditivo e campo multiplicativo como conceitos estruturantes da Aritmética e da Álgebra

Marlusa Benedetti da Rosa

Resumo


O artigo se propõe a tecer reflexões a respeito do processo de conceituação da Matemática. Inicialmente apresenta a Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud, enfatizando aspectos importantes de serem considerados nas propostas pedagógicas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, se ressalta os conceitos estruturantes do campo aditivo e do campo multiplicativo indicando a diferenciação entre os mesmos e os tipos de problemas relacionados a cada um. Na sequência apresentam-se os resultados de uma pesquisa bibliográfica referente ao processo de aprendizagem da multiplicação e da divisão segundo a teoria dos Campos Conceituais. Com base nesses estudos, indica-se como o campo multiplicativo é importante para o desenvolvimento dos conceitos mais elaborados da Matemática, ou seja, como refletirão na aprendizagem da Aritmética, da Geometria e da Álgebra.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.98802

Direitos autorais 2020

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento