Autopercepção da ansiedade: análise do cotidiano de um estudante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.98526

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a autopercepção da ansiedade em um jovem estudante do Colégio de Aplicação da UFRGS. Ela foi realizada a partir da elaboração de um instrumento de pesquisa recordatório com anotações diárias, no qual o estudante anotava situações de ansiedade do seu dia. O diário foi elaborado com 16 páginas, contendo, em cada uma delas, uma tabela com nove perguntas. Ao todo, foram realizados 16 dias consecutivos de anotações. A pesquisa também foi realizada a partir de uma revisão bibliográfica de pesquisas que tratam sobre o tema de ansiedade como Salva (2008), Batista e Oliveira (2005), Castillo et al (sem ano de publicação), dentre outros autores. Percebemos como resultados, que, durante os 16 dias de anotações o sujeito relatou ter passado por diferentes momentos de ansiedade no seu dia-a-dia, e que, a partir desta experiência, conseguiu buscar diferentes estratégias para amenizar os picos de ansiedade no seu cotidiano.

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Biografia do Autor

Laura Costa Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Estudante do Ensino Fundamental

Colégio de Aplicação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Doutor do Departamento de Expressão e Movimento - DEM

Colégio de Aplicação - CAp

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

24-09-2020

Como Citar

FRAGA, L. C.; VASQUES, D. G. Autopercepção da ansiedade: análise do cotidiano de um estudante. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.98526. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/98526. Acesso em: 28 mar. 2024.