Construção de um website institucional

um estudo de caso baseado em critérios de navegação, design e ergonomia

Autores

  • Eliane de Oliveira Borges Federal University of Rio Grande do Sul
  • Patricia Alejandra Behar Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.97803

Resumo

Este artigo apresenta o processo de construção da primeira versão (2008) do website institucional para a Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, cujos componentes e organização básica são mantidos até hoje. Este website foi criado com o objetivo de servir como apoio na divulgação e informação sobre os cursos oferecidos, atividades, eventos e outras inferências importantes para a sua comunidade. O website foi idealizado com uma interface amigável, com imagens, textos, links etc. A concepção foi baseada em bibliografia pertinente e referente ao design, à navegação e à ergonomia. No planejamento do website, foram evidenciados o material fotográfico que documenta a arquitetura da Escola e as cores do prédio. Como resultado da pesquisa realizada com a comunidade escolar, o website teve uma boa aceitação e encontra-se em sua terceira versão e está sendo amplamente utilizado pela comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane de Oliveira Borges, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Biológicas/Entomologia (2018) e Mestre em Ciências Biológicas/Entomologia (2012), pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, possui o título de Especialista em Informática na Educação pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias Educacionais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CINTED/UFRGS (2008), o título de Especialista em Histologia pelo Conselho Federal de Biologia - CRB03 (1998), e graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986). Atualmente é integrante do quadro técnico-administrativo da UFRGS (Departamento de Fisiologia), atuando principalmente nos seguintes temas: informática na educação, morfologia e ecologia química.

Patricia Alejandra Behar, Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

27-09-2021

Como Citar

BORGES, E. de O.; BEHAR, P. A. Construção de um website institucional: um estudo de caso baseado em critérios de navegação, design e ergonomia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.97803. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/97803. Acesso em: 28 mar. 2024.