Situação de Estudo: conhecendo o câncer – um caminho para a vida
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.9615Palavras-chave:
Situação de estudo, interdisciplinaridade, currículo, formação docenteResumo
Resumo: O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.