Situação de Estudo: conhecendo o câncer – um caminho para a vida

Autores

  • Eva Teresinha de Oliveira Boff UNIJUI/UFRGS
  • Tatiele Walker Soardi UNIJUI
  • Maria Cristina Pansera Maria Cristina UNIJUI
  • José Cláudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.9615

Palavras-chave:

Situação de estudo, interdisciplinaridade, currículo, formação docente

Resumo

Resumo: O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Teresinha de Oliveira Boff, UNIJUI/UFRGS

Professora de Bioquímica do Departamento de Biologia e Química da UNIJUI e doutoranda do PPG: Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-UFRGS

Tatiele Walker Soardi, UNIJUI

Bolsista de iniciação científica (PBIC-UNIJUI) do curso de Ciências Biológicas da UNIJUI.

Maria Cristina Pansera Maria Cristina, UNIJUI

Professora de Genética do Departamento de Biologia e Química e do Mestrado em Educação nas Ciencias UNIJUI.

José Cláudio Del Pino, UFRGS

Pós-Doutor em Ensino de Química pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do Instituto de Química e do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Pesquisador vinculado ao CNPq e CAPES

Downloads

Publicado

2009-05-27