Jovens leitores e suas práticas de leitura

Autores

  • Rozeli Frasca

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.9502

Palavras-chave:

leitura, formação de leitores, histórias de leitura

Resumo

Trata-se de estudo com foco na trajetória de leitura de jovens alunos do ensino médio, de uma escola pública de São Paulo, indicados pelos professores por participarem ativamente das tarefas de leitura propostas na escola e serem assíduos frequentadores da biblioteca escolar. A pesquisa teve como objetivo compreender como os jovens adquiriram e mantiveram seus comportamentos de leitores. Para tal, foram gravados relatos dos participantes sobre suas histórias de leitura. A análise dos resultados apontou para a necessidade de ampliação das possibilidades de realização dessa e de outras práticas culturais, com a implementação de políticas públicas de incentivo à leitura, que sejam efetivamente voltadas à formação de comunidades de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozeli Frasca

Graduação em Letras - FFLCH USP

Mestrado em Educação: Psicologia da Educação - PUC - SP

Técnica em currículo e avaliação - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Downloads

Publicado

2009-05-27

Como Citar

FRASCA, R. Jovens leitores e suas práticas de leitura. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.9502. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/9502. Acesso em: 2 out. 2022.