Modelagem computacional no ensino de Física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do Ensino Médio do CAp/UFRGS

Autores

  • Rafael Vasques Brandão Professor de Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CAp/UFRGS. Doutor em Ensino de Física pela UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.93476

Resumo

Nas ciências naturais, modelagem pode ser entendida
como o abrangente processo de construção, validação, uso e
revisão de modelos científicos. Esses, por sua vez, podem ser
entendidos como representações simplificadas e idealizadas
de sistemas, processos e fenômenos da natureza, aceitas por
uma comunidade de cientistas. Tal processo é indispensável à
construção do conhecimento científico, como enfatizam alguns
filósofos da ciência (BUNGE, 1974; PATY, 1995; MORGAN;
MORRISON, 1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Como Citar

BRANDÃO, R. V. Modelagem computacional no ensino de Física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do Ensino Médio do CAp/UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 363–373, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.93476. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/93476. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Projetos de Pesquisa