E quando o ‘lugar’ é a metrópole? Pesquisa e ensino de Geografia no contexto metropolitano de Porto Alegre

Autores

  • Ana Clara Fernandes Professora de Geografia do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CAp/UFRGS. Doutoranda em Geografia pela UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.93473

Resumo

A necessidade de relacionar os estudos de Geografia da
Educação Básica com o cotidiano dos alunos é tema discutido
por vários autores já há algumas décadas. Ao problematizar sobre
os estudos geográficos na França dos anos 1970 do século XX,
Lacoste (1988) argumenta em A Geografia – Isso serve, em primeiro
lugar, para fazer a guerra sobre a importância de atividades pedagógicas
nas aulas de Geografia que possibilitem aprender a ler o
espaço vivido (a carta) como contraposição à postura ideológica
de negar esse conhecimento aos cidadãos em prol dos interesses
das classes dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-05-03

Edição

Seção

Projetos de Pesquisa