Iniciação Científica na segunda metade dos anos finais do Ensino Fundamental: percursos da Equipe de Professores do Projeto PIXEL do Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.93328

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar como foi constituído e como estrutura-se atualmente o componente curricular Iniciação Científica (IC) no Projeto PIXEL, que abrange a segunda metade dos anos finais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS. O trabalho na IC organiza-se a partir de um planejamento semanal da equipe de professores, o que possibilitou uma série de reflexões e práticas neste componente curricular. O trabalho com a IC oportuniza o desenvolvimento de competências gerais em ambos os anos (8° e 9°) de seu desenvolvimento. São elas: a argumentação, a autonomia, a autoria, a cooperação e a colaboração e a resolução de problemas. Essas competências são essenciais à IC e servem de referência para criar os critérios de avaliação, não somente desse componente curricular, mas de todos os demais componentes do Projeto de Ensino PIXEL. A IC ocorre em quatro períodos semanais e seus projetos são desenvolvidos ao longo de um semestre. Eles culminam em produções escritas estruturadas – em formatos de reportagem científica para os 8ºs anos, e com formatos diversos, que incluem desde relatórios até manuais para os 9ºs. Ambos os anos se envolvem em Mostras de Trabalhos, nas quais os estudantes apresentam seus processos de pesquisa utilizando-se dos mais diversos recursos, fazendo a devolutiva da investigação para a comunidade. O trabalho da IC na escola não se trata, portanto, de uma aula que propõe situações-problema hipotéticas na expectativa de que os estudantes encontrem a resposta “correta”, mas sim, de criar propostas em que a complexidade e a diversidade do mundo se evidenciem, sejam parte do problema e de suas possíveis soluções. Os resultados que temos observado a partir do que é desenvolvido na IC do PIXEL, mostram o desenvolvimento de aprendizagens que permitem ao estudante a busca de informações e verificação de fontes, que façam comparações, que defendam seu ponto de vista e que elaborem estratégias e conclusões. A IC do PIXEL é uma proposta de ensino e de aprendizagem que ressignifica o papel do professor, aproximando-o dos estudantes, pois coloca-o na posição de orientador – aquele que tem experiência de pesquisa – e também de pesquisador – aquele que aprende sobre os temas ao longo do trabalho com cada estudante.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Ignes Albertoni, Colégio de Aplicação da UFRGS

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS. Professora efetiva de Literatura e Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Rosane Nunes Garcia

Professora efetiva de Ciências Biológicas no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Felipe Lohmann Arend

Professor Efetivo de Ciências Biológicas do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Michel Zózimo da Rocha

Professor Efetivo de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Luciana Brum

Professora Efetiva de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Fabiana Serres

Professora Efetiva de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Eduardo Britto Velho de Mattos

Professor Efetivo do Colégio de Aplicação da UFRGS. Doutor em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS.

Rita de Cássia Cavalcante

Professora Efetiva de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Karen Nodari

Professora aposentada. Titular do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação e Orientadora Educacional da Equipe Pixel até 2017.

Maíra Mello

Professora Efetiva de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Gabriela Hoffmann Lopes

Professora Efetiva de Língua Alemã do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Clarissa Brunet

Professora Efetiva de Língua Francesa do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Taiane Damaceno

Professora de Língua Francesa. Substituta no Colégio de Aplicação da UFRGS entre 2017 e 2019.

Ivonne Jordam

Professora Efetiva de Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Ingrid Frank de Ramos

Professora Efetiva de Língua Inglesa do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Marcelo Argenta Câmara

Professor Efetivo do Departamento de Geografia da UFRGS.

Ana Francisca Schneider Grings

Professora efetiva de Música do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

ALBERTONI, V. I.; GARCIA, R. N.; AREND, F. L.; ROCHA, M. Z. da; BRUM, L.; SERRES, F.; MATTOS, E. B. V. de; CAVALCANTE, R. de C.; NODARI, K.; MELLO, M.; LOPES, G. H.; BRUNET, C.; DAMACENO, T.; JORDAM, I.; RAMOS, I. F. de; CÂMARA, M. A.; GRINGS, A. F. S. Iniciação Científica na segunda metade dos anos finais do Ensino Fundamental: percursos da Equipe de Professores do Projeto PIXEL do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2595-4377.93328. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/93328. Acesso em: 28 mar. 2024.