Análise das compreensões e do comportamento de estudantes do 5° ano sobre o uso da internet por meio de uma sequência didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.89699

Palavras-chave:

Sequência didática, comportamentos, uso da internet.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar se uma sequência didática é capaz de auxiliar estudantes a compreenderem a importância do uso adequado da internet, em seus diversos aspectos, dentre eles, aqueles comportamentais. Para tanto, considerou-se um grupo do quinto ano de uma escola municipal de Caxias do Sul, composto por onze estudantes. Como estratégia de ensino utilizou-se a proposição de uma sequência didática. Durante sua execução, os estudantes passaram por diferentes momentos, nos quais expressaram suas percepções sobre comportamentos em determinadas situações, envolvendo o uso da internet. Assim, observou-se que, todos os estudantes tinham acesso à internet fora da escola e consideravam que não possuem conhecimentos sobre comportamentos de risco. Porém, analisando os dados, percebeu-se o contrário, que os estudantes já possuem muitos conhecimentos sobre a temática. Com a aplicação da sequência didática, eles puderam discutir e refletir sobre o tema, colocando o seu ponto de vista e trocando experiências com os colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

OLIVEIRA, A. C. R. de; SANTOS, L. M. dos S.; ANTONIOLI, L.; SANTOS, N. C. dos; LANFREDI, C.; BOLSON, J. B.; FALKENBACH, L. I. S.; NARVAZ, M. B.; COSTA, R. D. A. da. Análise das compreensões e do comportamento de estudantes do 5° ano sobre o uso da internet por meio de uma sequência didática. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.89699. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/89699. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência