Análise das compreensões e do comportamento de estudantes do 5° ano sobre o uso da internet por meio de uma sequência didática

Ana Cláudia Reis de Oliveira, Larissa Moraes dos Santos Santos, Luana Antonioli, Nathália Casagrande dos Santos, Caila Lanfredi, Janaina Boniatti Bolson, Luciana Idiarte Soares Falkenbach, Mirian Benedetti Narvaz, Roberta Dall Agnese da Costa

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar se uma sequência didática é capaz de auxiliar estudantes a compreenderem a importância do uso adequado da internet, em seus diversos aspectos, dentre eles, aqueles comportamentais. Para tanto, considerou-se um grupo do quinto ano de uma escola municipal de Caxias do Sul, composto por onze estudantes. Como estratégia de ensino utilizou-se a proposição de uma sequência didática. Durante sua execução, os estudantes passaram por diferentes momentos, nos quais expressaram suas percepções sobre comportamentos em determinadas situações, envolvendo o uso da internet. Assim, observou-se que, todos os estudantes tinham acesso à internet fora da escola e consideravam que não possuem conhecimentos sobre comportamentos de risco. Porém, analisando os dados, percebeu-se o contrário, que os estudantes já possuem muitos conhecimentos sobre a temática. Com a aplicação da sequência didática, eles puderam discutir e refletir sobre o tema, colocando o seu ponto de vista e trocando experiências com os colegas.

Palavras-chave


Sequência didática; comportamentos; uso da internet.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.89699

Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento