Uma escrita refletindo formação, acontecimento e viagem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.89195

Palavras-chave:

Formação, Cartas epistolares, Acontecimento.

Resumo

Este texto baseia-se nas experiências de duas salas de aula, uma brasileira e outra colombiana, unidas através de um intercâmbio de cartas escritas à mão. Num primeiro momento, iniciando o diálogo e situando o leitor, iremos tratar sobre o referido projeto, que começa como extensão no ano de 2014 e avança para uma pesquisa nos anos seguintes, o professor brasileiro explica sua origem.Em um segundo momento, temos as reflexões deste mesmo docente e da professora colombiana, que contribuiu para tornar este texto um instrumento de composição escrita, a partir de experiências de formação: relato dos professores sobre a experiência/encontro da troca de escritos epistolares, e, como esta prática de escrita permeou processos, o dos estudantes de cada docente, e o dos próprios docentes. A escrita surge como processo de formação de si, tratado a partir de aprendizagens realizadas no envio e recebimento das cartas. O método de pesquisa apresentado é o cartográfico, que surge, a partir da filosofia de Deleuze e Guattari. Jorge Larrosa, Foucault, entre outros, surgem para dar suporte a outras questões apresentadas.

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Publicado

17-04-2018

Como Citar

CAMPELLO, R. L. G.; MUNHOZ, K. A.; FARINA, C. Uma escrita refletindo formação, acontecimento e viagem. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.89195. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/89195. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência