A construção da docência no ensino superior a partir do conceito de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.88933

Palavras-chave:

Experiência, Docência, Ensino Superior.

Resumo

A construção da identidade docente configura-se como importante processo para que os professores desempenhem a docência ligada aos seus alunos. Esta pesquisa buscou analisar as percepções de experiência de professores do ensino superior em instituições públicas e privadas em Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário com a caracterização da amostra, a apresentação de afirmações na Escala Likert e uma pergunta aberta versando sobre as recomendações dos sujeitos para os jovens professores do ensino superior. Os resultados apontaram que os sujeitos manifestam indiferença quanto à afirmação de que a experiência seja um fator de relevância na formação do docente. Pode-se constatar que os sujeitos concordam que a identidade do professor se constrói na educação básica. Verifica-se que a maioria dos sujeitos acredita que um doutorado não seja uma exigência para ser um bom professor no nível superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Oliveira Nedel, Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

NEDEL, V. H. O.; LACERDA, M. P. C. de; SANTOS, A. M. dos. A construção da docência no ensino superior a partir do conceito de experiência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2595-4377.88933. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/88933. Acesso em: 28 mar. 2024.