Pesquisa científica escolar no ensino fundamental: relatos de uma experiência

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.88852

Palavras-chave:

Pesquisa Científica, Escola básica, Relato de experiência.

Resumo

A pesquisa científica na escola básica constitui importante instrumento de trabalho que possibilita tanto aos estudantes, quanto aos professores, ampliar os horizontes das tarefas pedagógicas e dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos. Este texto objetiva-se em relatar uma experiência de orientação de pesquisa científica na escola, a partir da descrição dos antecedentes das investigações, dos movimentos metodológicos das pesquisas e das conclusões obtidas com a realização das atividades. Colocam-se os alunos participantes do grupo de orientação de pesquisa não apenas na condição de sujeitos, mas na condição de sujeitos-pesquisadores, o que os coloca, também, em posição de autoria. Considera-se que a reflexão a partir da prática pedagógica constitui-se como importante agente de formação e reflexão do trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

OLIVEIRA, V. H. N. Pesquisa científica escolar no ensino fundamental: relatos de uma experiência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 1, 2019. DOI: 10.22456/2595-4377.88852. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/88852. Acesso em: 29 mar. 2024.