Filosofar para comunicar: espaço dos surdos na educação de jovens e adultos (EJA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.88557

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Filosofia, Identidade Surda

Resumo

Resumo: Este trabalho é uma sumária reflexão sobre aplicar a filosofia na educação como ferramenta para construir o pensamento. O filosofar no sentido de construir significado de mundo, de construir subjetividade, de construir a identidade surda a partir da educação pressupondo que muitos surdos nascem em famílias ouvintes e são educados em escolas de ouvintes e, às vezes, também chegam a idade adulta sem acesso a educação escolar. Meu princípio é minha realidade enquanto surda e educadora. Procuro assim reforçar o ideal de que a Língua Brasileira de Sinais – Libras, é a língua dos surdos e é ela que permeia os processos educativos desta comunidade, sejam crianças, jovens ou adultos. Portanto, as escolas bilíngues para surdos são de fundamental importância para que o sujeito surdo participe da construção de sua autonomia para atuar numa sociedade ouvinte e que exige preparação para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Paganelli Caldas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora de Libras do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (DEE/FACED/UFRGS)

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Publicado

17-04-2018

Como Citar

CALDAS, A. L. P. Filosofar para comunicar: espaço dos surdos na educação de jovens e adultos (EJA). Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.88557. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/88557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência