Emília no País da Gramática: uma proposta de reflexão e de ensino de gramática para alunos do sexto ano escolar

Hermínia Martins Lima Silveira, Letícia Guedes Guimarães

Resumo


Este texto apresenta o relato de uma experiência de ensino de língua portuguesa vivenciada com alunos do sexto ano escolar de uma escola de tempo integral da rede federal de ensino. Objetivando trabalhar a gramática sob uma perspectiva funcionalista do ensino, realizamos uma atividade tendo por base o livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato. Por meio dela, buscamos trabalhar e ampliar, junto aos alunos, as noções de gramática, ensino e aula de português.

 


Palavras-chave


ensino de língua portuguesa; gramática; língua em uso

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.85229

Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento