Respeito em todo o tempo: um projeto transdisciplinar desenvolvido com estudantes dos quartos anos de uma escola de tempo integral

Autores

  • Hermínia Maria Martins Lima Silveira UFMG
  • Roselene Alves Amânco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.83707

Palavras-chave:

Respeito, Ética, Formação Humana

Resumo

Este trabalho versa sobre a trajetória de um projeto transdisciplinar intitulado “Respeito em todo o tempo” desenvolvido nas turmas iniciais do Segundo Ciclo de Formação Humana de uma escola de tempo integral. Busca-se aqui relatar e descrever algumas das atividades do projeto e apresentar reflexões sobre as possíveis implicações desse tipo de trabalho para a vida dos estudantes envolvidos. O objetivo do projeto foi convidar as crianças a refletirem sobre o respeito como essencial para fortalecer o convívio e a cooperação no espaço escolar, na tentativa de que eles possam se responsabilizar pelos seus atos, entendendo que, embora indivíduos, são parte importante da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermínia Maria Martins Lima Silveira, UFMG

Professora do núcleo de Letras do Centro Pedagógico da UFMG.

Roselene Alves Amânco, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humano. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2004

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquída. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. Tradução: Plínio Dentzien, 2001

BAUMAN, Zygmund, Vida líquida. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. Tradução: Carlos Alberto Medeiros, 2007

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional - formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LEONTIEV, Alexis N. O Desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LEONTIEV, Alexis N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 59-83.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais. Ministério da Educação; 2001.

Downloads

Publicado

2018-04-17