(De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.82695

Palavras-chave:

juventudes, cidade, educação.

Resumo

Entender as juventudes contemporâneas e suas relações com a cidade faz-se oportuno em uma sociedade que, cada vez mais, subestima as capacidades destes sujeitos. Este estudo objetiva-se em analisar as percepções e experiências urbanas vivenciadas jovens escolarizados do Colégio de Aplicação da UFRGS. Como aporte teórico, recorre-se aos autores referências no campo das Juventudes, e no campo das questões urbanas. Para tanto, realiza-se a metodologia quantitativo-qualitativa, através do uso de quatro movimentos metodológicos: o primeiro, sendo um questionário auto-aplicável pelos sujeitos da pesquisa.. O segundo movimento metodológico é a escrita de uma carta ao turista. O terceiro movimento metodológico são observações em campo, a partir de formulário próprio. O quarto movimento, no sentido de amarrar os três anteriores e verificar pontos pendentes constitui-se da realização de grupo focal, com metodologia de trabalho própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professor de Geografia. Departamento de Humanidades. Colégio de Aplicação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ANGROSINO, Michael. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BASTOS, Maria H. C.; CUNHA, Maria T. S.; MIGNOT, Ana Chrystina V. (Org.). Destino das Letras: história, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: Ed. UPE, 2003.

CACCIA-BAVA, Augusto; COSTA, Dora Isabel Paiva da. O lugar dos jovens na história brasileira. In: ______; FEIXA PAMPOLS, Carles; CANGAS, Yanko. (Orgs). Jovens na América Latina. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

CALADO, Flaviana Moreira. O ensino de Geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Revista Geosaberes. v. 3, n. 5, 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.

CLARK, David. Introdução à Geografia Urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

COLLINS, J. ; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos da graduação e pós- graduação. Porto Alegre: Bookman, 2005

ESTEBAN, María Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FEIXA PAMPOLS, Carles. A construção histórica da juventude. In: ______; CACCIA-BAVA, Augusto; CANGAS, Yanko. (Orgs). Jovens na América Latina. São Paulo: Escrituras, 2004.

______. La ciudad invisible: territórios de las culturas juveniles. In: MARGULIS, Mario; CUBIDES, Humberto; VALDERRAMA, Carlos. Viviendo a toda: jóvenes, territórios culturales y nuevas sensibilidades. Santa Fé de Bogotá: Universidad Central; Siglo Del Hombre, 1998.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

KATO, Danilo Seithi ; KAWASAKI, Clarice Sumi. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v.17, n.1, p.35-50, 2011.

PAIS, José Machado. Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro. Porto: Ambar, 2001.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.

PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; SARTI. Flavia Medeiros. A Leitura entre Táticas e Estratégias? Consumo Cultural e Práticas Epistolares. Revista História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 31 p. 195-217, Maio/Ago 2010.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.

SIERRA BLAS, Verónica. Escrebir y servir: las cartas de una criada durante el franquismo. Signo. Revista de Historia de la Cultura Escrita. Universidad de Alcalá: Alcalá de Henares, 2002, n. 10, p. 121-140.

VIEIRA, Sônia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

TUAN, Y-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

WARTHA, Edson José; et al. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na Escola. Vol. 35, N° 2, p. 84-91, maio, 2013.

Downloads

Publicado

2018-04-17

Como Citar

NEDEL OLIVEIRA, V. H. (De) marcando a cidade: vivências urbanas de jovens-estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.82695. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/82695. Acesso em: 28 set. 2022.