A construção do conhecimento ambiental na geografia escolar

Autores

  • Edimara Gonçalves Gonçalves Soares Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.6818

Palavras-chave:

educação ambiental, ensino de geografia, area de risco

Resumo

Artigo sobre problemas socioambientais em uma área de risco, gerado a partir de uma pesquisa maior envolvendo escola pública e universidade pública. Objetiva investigar a percepção de um grupo de educandos/as em relação ao lugar de vivência e posteriormente construir e problematizar atividades que entrelaçem o ensino de Geografia com os princípios da Educação Ambiental. Busca dar visibilidade interna e externa para a realidade socioambiental vivenciada e registrada pelos educandos/as. Apoiando-se no pensamento de autores como Reigota, Guimarães, Morin, Callai, Santos, para promover uma integração do conhecimento ambiental e geográfico. Tem como base metodológica a pesquisa-ação, pois fez-se necessário definir quais ações e quais conhecimentos precisariam ser produzidos, considerando os problemas sócioambientais encontrados. Palavras-Chave: ensino de geografia; educação ambiental; área de risco.

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Biografia do Autor

Edimara Gonçalves Gonçalves Soares, Universidade Federal do Paraná

professora de Geografia, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2008-07-30