Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares: descrição e análise de um caso prático

Autores

  • Juliano de Oliveira Guterres UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.6816

Palavras-chave:

paisagens, interdisciplinaridade, ensino de ciências.

Resumo

Este artigo tem relação com um projeto pedagógico que visa a uma abordagem dos conhecimentos fundamentais à química a partir das geociências. Uma das atividades didáticas desenvolvidas no escopo desse projeto pedagógico utiliza imagens de paisagens naturais com a intenção de motivar e articular a discussão entre alunos e professores sobre diversos fenômenos físicos e químicos. O presente artigo traz algumas reflexões construídas a partir de uma atividade piloto desenvolvida em uma Escola Estadual de Porto Alegre, onde foi exibida aos alunos uma coleção de 127 imagens, divididas em seis temas. Todas as imagens foram retiradas de sites da internet. Além disso, o artigo traz uma descrição da atividade e também algumas considerações a serem feitas para o professor que pretende utilizar esse recurso, no sentido de um melhor aproveitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano de Oliveira Guterres, UFRGS

Licenciado em Química (2005) e Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2008) ambos pela UFRGS. Atualmente atua como Técnico em Educação no Grupo Hospitalar Conceição e professor na rede pública estadual.

Marcelo Leandro Eichler

Licenciado em Química (1997), Mestre em Psicologia (2000) e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (2004), todos os títulos pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBa) e docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS).

José Claudio Del Pino, UFRGS

Licenciado em Química pela PUCRS (1975), Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS (1984), Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS (1994) e Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). Atualmente é Professor Associado,  Professor-Orientador do PPG Educação em Ciência Química da Vida e Saúde e do PPG Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

30-07-2008

Como Citar

GUTERRES, J. de O.; EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. Algumas reflexões em torno da utilização de paisagens em atividades escolares: descrição e análise de um caso prático. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/2595-4377.6816. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/6816. Acesso em: 28 mar. 2024.