Da construção a utilização de um vídeo didático de Física Térmica

Autores

  • Marcus Vinicius Pereira IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.5213

Palavras-chave:

vídeo didático, física térmica, tecnologia educacional, estratégia de ensino-aprendizagem

Resumo

A contribuição do laboratório tradicional para melhoria da aprendizagem de Física vem sendo discutida ao longo das últimas décadas. A necessidade de apresentar conceitos físicos através da fenomenologia é indiscutível, em especial na área de Física Térmica. A realidade da escola atual, com número de aulas semanais reduzido, infra-estrutura precária e professores com más condições de trabalho, remete à busca por estratégias alternativas que possam suprir essa necessidade, já que a experimentação ao vivo é pouco utilizada na sala de aula. A utilização de vídeos didáticos com características próprias pode contribuir de forma eficiente para o aprendizado dos alunos e para a prática docente, devido à vantagem de otimização de tempo e espaço. Neste relato se discute o potencial do vídeo como ferramenta didática, a construção de um vídeo que trabalha conceitos da Física Térmica, além de recomendações e propostas de utilização do vídeo em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Pereira, IFRJ

Possui Licenciatura em Física (1999) e Pós-Graduação Lato-Sensu (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na área de concentração de Novas Tecnologias no Ensino de Física (2007) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Atualmente é doutorando em Educação em Ciências e Saúde (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 2006 é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e de 1999 até 2007 foi Professor Docente I da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEE-RJ). Atua na área de Educação em Ciências e Ensino de Física, com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial no estudo do audiovisual em contextos educativos.

Downloads

Publicado

2008-07-30