Formação continuada de professores alfabetizadores

Autores

  • Walkiria Oliveira Rigolon PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.5044

Palavras-chave:

formação continuada, alfabetização, prática pedagógica, políticas educacionais

Resumo

Resumo: Este artigo trata da formação continuada de professores alfabetizadores da rede pública, o objetivo principal da pesquisa aqui relatada foi verificar a compatibilidade entre as práticas desses professores e os procedimentos preconizados pelo curso de formação continuada de que participaram e no qual foram aprovados e certificados. Colheram-se informações em entrevistas, observações in loco e análises documentais, a fim de se apreender como esses professores incorporaram ou não à sua prática pedagógica princípios veiculados no curso. Analisaram-se auto-avaliações dos professores estudados quanto às dificuldades que encontraram na conjugação de princípios propugnados pelo programa, que favoreceram a discussão de processos formativos, considerando-se as distorções entre as intenções das políticas de formação e as ações implementadas

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Biografia do Autor

Walkiria Oliveira Rigolon, PUC/SP

Professora, pedagoga e mestre em Educação pela PUC/SP. Doutoranda em Educação pela Unicamp também em Educação. Sou membro da equipe da Secretaria de Educação do estado de São Paulo responsável pelo ciclo I do Ensino Fundamental

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Publicado

2008-07-30