O papel dos estilos parentais, do bem-estar subjetivo dos pais e da educação pré-escolar no bem-estar subjetivo da criança

Autores

  • Ana Marlene Guerreiro
  • Luís Sérgio Vieira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.44036

Palavras-chave:

estilos parentais, bem-estar subjetivo da criança, bem-estar subjetivo dos pais, educação pré-escolar

Resumo

O principal objetivo do presente estudo foi explorar o papel dos estilos parentais e do bem-estar subjetivo dos pais no bem-estar subjetivo da criança em idade pré-escolar. A estas variáveis, associamos outras relacionadas com o tempo e as atividades desenvolvidas na educação pré-escolar. Os resultados obtidos revelam uma associação entre níveis de bem-estar subjetivo das crianças e o dos seus pais, a que se associam influências, quer do estilo educativo parental quer da participação da criança na educação pré-escolar. Embora os resultados sugiram que os estilos parentais não desempenham um papel uniforme nas diversas dimensões do bem-estar subjetivo da criança, os mesmos resultados salientam a importância das práticas educativas do estilo democrático na promoção do bem-estar, satisfação e desenvolvimento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marlene Guerreiro

Educadora de Infância e Mestre em Psicologia da Educação.

Luís Sérgio Vieira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Universidade do Algarve

Psicólogo e Doutor em Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

GUERREIRO, A. M.; VIEIRA, L. S. O papel dos estilos parentais, do bem-estar subjetivo dos pais e da educação pré-escolar no bem-estar subjetivo da criança. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.44036. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/44036. Acesso em: 28 mar. 2024.