A inserção no campo profissional e as aprendizagens sobre conhecimentos de professor nos espaços e tempos dos estágios de docência

Autores

  • Marli Dallagnol Frison UNIJUI
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43922

Palavras-chave:

Formação de professores, prática pedagógica, desenvolvimento profissional, saberes docentes

Resumo

Este texto focaliza ações de um grupo de professores em formação inicial e continuada, da escola e universidade que, via Estágio de Docência, pretendeu incorporar a pesquisa-ação no seu fazer docente. Trata de uma pesquisa que acompanhou a inserção de licenciandos no campo profissional durante o desenvolvimento de uma proposta pedagógica denominada Situação de Estudo (SE). Traz reflexões sobre as etapas do desenvolvimento profissional do professor e a influências dessas etapas na formação e no exercício da docência. Os dados foram produzidos a partir de gravações em áudio dos encontros e das entrevistas e das gravações em áudio e vídeo das aulas de estagiários. As reflexões apontam que os espaços e tempos do Estágio de Docência são os que oportunizam maiores oportunidades para a ocorrência de aprendizagem sobre conhecimentos profissionais de professores.

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Biografia do Autor

Marli Dallagnol Frison, UNIJUI

Professora Pesquisadora do Departamento de Biologia e Química da Unijuí, membro do Gipec-Unijui - Grupo de Pesquisa em educação em Ciências e doutoranda pela UFRGS

José Claudio Del Pino, UFRGS

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e de Química da UFRGS. Pós-doutor pela Universidade de Aveiro - Portugal. Doutor em Engenharia de Biomassa – UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas – Bioquímica – UFRGS.

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Publicado

2013-04-22