O uso do computador como estratégia para discutir em sala de aula o tabagismo na adolescência

Autores

  • Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes Secretaria Estadual de Educação - RJ Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.43815

Palavras-chave:

Educação Básica, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo descreve um relato de experiência desenvolvido em uma escola da área suburbana da cidade do Rio de Janeiro, com duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Reconhecendo a necessidade de discutir o tabagismo na adolescência, haja visto que este público é considerado “reserva de reabastecimento” pelas indústrias do tabaco ao mesmo tempo que o tabagismo é a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a estratégia foi a de utilizar o computador como uma ferramenta didática, em que os alunos puderam utilizá-los em diferentes momentos. Foi aplicado inicialmente um questionário para diagnose das turmas e os resultados das atividades foram analisados à luz de Vygotsky. Apesar de o tabagismo ser um tema conhecido pelos alunos, o uso do computador foi motivador para que eles se sentissem estimulados a participar, levando a um engajamento cada vez maior a cada etapa do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Secretaria Estadual de Educação - RJ Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro - RJ

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFRJ), Especialização em Educação Especial - Deficiência Auditiva (UniRio), discente do Mestrado em Ensino de Ciências - IFRJ, campus Nilópolis. Professora das rede estadual e municipal do Rio de Janeiro há 14 anos.

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

DE JESUS BAPTISTA GOMES, L. M. O uso do computador como estratégia para discutir em sala de aula o tabagismo na adolescência. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.43815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/43815. Acesso em: 29 mar. 2024.