Caminhos para o bem-estar docente através da contação de histórias
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43444Palavras-chave:
Educação BásicaResumo
Este artigo versa sobre o bem-estar docente e objetiva refletir sobre a contribuição da contação de histórias no desencadeamento de situações promotoras de motivação e satisfação. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo, descritivo, pautando-se no relato de três oficinas oferecidas a docentes e graduandos/as da cidade de Canoas/RS. Nossa reflexão leva em consideração pressupostos teóricos advindos dos estudos de Nóvoa (2007), Pocinho e Capelo (2009) e Jesus (2012), entre outros. A partir dos relatos dos/as participantes é possível constatar que o sentimento de mal-estar não permeia a fala dos/as graduandos/as do curso de Letras, porém se faz presente no discurso de professores atuantes na rede pública. Percebemos que a contação de histórias direcionada às histórias pessoais, alheias e coletivas promove um desencadeamento de estratégias de produção de sentido e, consequente, situações de bem-estar docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.