Coleções biológicas para o ensino de ciências:o herbário didático do Instituto de Aplicação da UERJ

Maria Cristina Ferreira dos Santos

Resumo


O ensinode Ciências na educação básica muitas vezes restringe-se à memorização determos científicos e procedimentos com os quais os professores não estãofamiliarizados. Este trabalho propõe a organização de herbários didáticos nasescolas e relata a experiência de organização do Herbário Didático do Institutode Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este material foi utilizadocomo recurso didático em aulas do 7º e 9º anos neste Instituto, disponibilizandomaterial vegetal em qualquer época do ano e auxiliando professores e alunos noestudo da flora e biodiversidade locais. Em cursos de extensão, também foi organizadoeste tipo de coleção com estudantes de licenciatura e professores de Ciências eBiologia, para aplicação em escolas públicas e particulares no estado do Rio deJaneiro. Segundo os seus relatos, a utilização de coleções como o herbário didáticocontribuem para dinamizar o ensino de ciências nas escolas. Palavras-chave: ensino de Ciências, herbário didático,coleção biológica.

Palavras-chave


educação básica, ensino de Ciências; coleção biológica

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.41179

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


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