O Cotidiano visto através das Notícias e Crônicas

Autores

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.39165

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Gêneros Discursivos, Notícias, Crônicas

Resumo

O presente relato de experiência apresenta a prática pedagógica desenvolvida em estágio de Língua Portuguesa, utilizando os gêneros discursivos notícias e crônicas como motivadores tanto da leitura como da escrita. A escolha desses gêneros se deve aos seguintes aspectos: são textos curtos, por isso de fácil manuseio em aula, podem ser encontrados em jornais e revistas, assim, sendo de fácil acesso aos alunos, e, ainda, abordam assuntos do cotidiano, possibilitando que os alunos identifiquem-se com o texto e queiram interpretá-lo e refletir sobre sua realidade. Na prática, percebemos que os alunos sentiram-se estimulados a ler, interpretar e escrever textos nesses dois gêneros, o que possibilitou também a reflexão sobre a realidade que vivem, o cotidiano do jovem, seus desafios e suas impressões sobre o mundo e as relações humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Professora do curso de Letras da UNIPAMPA, doutoranda em Estudos da Linguagem pela UFRGS e mestre pela mesma Universidade. Licenciada em Letras - Português-Francês e Respectivas Literaturas pela UFSM.

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

FERNANDES, C. O Cotidiano visto através das Notícias e Crônicas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.39165. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/39165. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência