O Cotidiano visto através das Notícias e Crônicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.39165Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Gêneros Discursivos, Notícias, CrônicasResumo
O presente relato de experiência apresenta a prática pedagógica desenvolvida em estágio de Língua Portuguesa, utilizando os gêneros discursivos notícias e crônicas como motivadores tanto da leitura como da escrita. A escolha desses gêneros se deve aos seguintes aspectos: são textos curtos, por isso de fácil manuseio em aula, podem ser encontrados em jornais e revistas, assim, sendo de fácil acesso aos alunos, e, ainda, abordam assuntos do cotidiano, possibilitando que os alunos identifiquem-se com o texto e queiram interpretá-lo e refletir sobre sua realidade. Na prática, percebemos que os alunos sentiram-se estimulados a ler, interpretar e escrever textos nesses dois gêneros, o que possibilitou também a reflexão sobre a realidade que vivem, o cotidiano do jovem, seus desafios e suas impressões sobre o mundo e as relações humanas.
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