Um grupo somente de meninas nova experiência de Grupo Operativo no Projeto Amora

Autores

  • nara rosa Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.36262

Palavras-chave:

Ensino fundamental,

Resumo

Resumo: Este artigo traz o relato de uma atividade de grupo realizada no ano de 2012 com doze meninas da 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS, coordenada pela Orientadora Educacional da série e sua monitora. O artigo apresenta a aplicabilidade da técnica do Grupo Operativo de Pichon-Rivière na escola com um grupo exclusivo do gênero feminino, que teve como tarefa explícita discutir questões próprias da idade. Os resultados evidenciaram que as pré-adolescentes aprenderam que a tarefa explícita proposta para o trabalho em equipe é facilitada quando são elaboradas entre os participantes suas ansiedades, fantasias, inseguranças e ações defensivas, ditas pelo autor como tarefas implícitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

nara rosa, Colégio de Aplicação

Docente do Departamento deHumanidades atuando como Orientaçdora Educacional na área de Orientação e Psicologia Educacional

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

ROSA, nara. Um grupo somente de meninas nova experiência de Grupo Operativo no Projeto Amora. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.36262. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/36262. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial