Um grupo somente de meninas nova experiência de Grupo Operativo no Projeto Amora
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.36262Palavras-chave:
Ensino fundamental,Resumo
Resumo: Este artigo traz o relato de uma atividade de grupo realizada no ano de 2012 com doze meninas da 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS, coordenada pela Orientadora Educacional da série e sua monitora. O artigo apresenta a aplicabilidade da técnica do Grupo Operativo de Pichon-Rivière na escola com um grupo exclusivo do gênero feminino, que teve como tarefa explícita discutir questões próprias da idade. Os resultados evidenciaram que as pré-adolescentes aprenderam que a tarefa explícita proposta para o trabalho em equipe é facilitada quando são elaboradas entre os participantes suas ansiedades, fantasias, inseguranças e ações defensivas, ditas pelo autor como tarefas implícitas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.