Formação continuada de professores para desenvolver uma estratégia de monitoria na área de ciências no ensino fundamental

Autores

  • Patrícia da Silva Cavalheiro PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS
  • Clovis Milton Duval Wanmacher PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS
  • José Claudio Del Pino PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.34682

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Formação de professores, estratégia de monitoria em ciências, assessoramento online

Resumo

Resumo: Esta pesquisa foi baseada em reflexões sobre a prática em uma integração com assessoramento online-projeto-pesquisa na formação continuada de professores para desenvolvimento de uma estratégia de monitoria em ciências nas séries iniciais. Defende-se o foco na formação de professores: inicialmente, por meio do curso de como executar o projeto e por meio de atividades de visitação e assessoramento online.  O princípio desse trabalho é a formação pela reflexão sobre a estratégia pedagógica de monitoria, por meio de dados empíricos das transcrições de vídeos, fotos enviados pelos professores e por meio de questionários.  Nesta atividade de reflexão conjunta com o professor, estabelece-se um trabalho de cooperação na construção de recursos na estratégia de monitoria.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Cavalheiro, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS

Doutoranda do PPG educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, sob orientação do professor Clovis Wanmacher e co-orientação do professor José Claudio Del Pino. E sou bolsista REUNI.

Clovis Milton Duval Wanmacher, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS

José Claudio Del Pino, PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS

Professor do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde- UFRGS

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

CAVALHEIRO, P. da S.; WANMACHER, C. M. D.; DEL PINO, J. C. Formação continuada de professores para desenvolver uma estratégia de monitoria na área de ciências no ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.34682. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/34682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica