O diagnóstico de TDAH: implicações na aprendizagem escolar da criança

Autores

  • Rosina Forteski Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)
  • Fabiane Pufal Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)
  • Maira Maria da Costa Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)
  • Ricardo Michalak Faculdade Metopolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)
  • Tânia Mara Nüssner Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.32571

Palavras-chave:

TDAH, Psicologia, Fracasso escolar, Diagnóstico, Implicações.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas no ambiente escolar na contemporaneidade. Fator sabidamente promotor de sofrimento, conflitos e defasagens em diversos contextos, o TDAH tende a se apresentar como uma condição contribuinte para o fracasso escolar. Para a construção deste artigo buscou-se investigar as relações entre o diagnóstico de TDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Conclui-se com este artigo que o diagnóstico pode ser utilizado como justificativa para o fracasso escolar por um viés que culpabiliza a criança e isenta os demais responsáveis. Neste sentido uma preocupação consistente diz respeito à capacitação dos profissionais envolvidos no tratamento da criança e nas demais pessoas responsáveis pelo seu cuidado, pois o uso tendencioso e irresponsável do diagnóstico e dos meios de tratamento pode contribuir para a aniquilação das expressões idiossincráticas da criança.

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Biografia do Autor

Rosina Forteski, Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

Graduando do curso de Psicologia

Fabiane Pufal, Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

Graduando do curso de Psicologia

Maira Maria da Costa, Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

Graduando do curso de Psicologia

Ricardo Michalak, Faculdade Metopolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

Graduando do curso de Psicologia

Tânia Mara Nüssner, Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Grupo Uniasselvi)

Psicopedagoga e Professora

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Publicado

14-05-2012

Como Citar

FORTESKI, R.; PUFAL, F.; DA COSTA, M. M.; MICHALAK, R.; NÜSSNER, T. M. O diagnóstico de TDAH: implicações na aprendizagem escolar da criança. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.32571. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/32571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica