Uma experiência de ensino-aprendizagem sobre simetria nos anos iniciais através do uso de materiais concretos e digitais.

Autores

  • Daniela Cristina Vargas Lopes Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática. Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Caxias do Sul.
  • Rodrigo Silva UFRGS/IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.32223

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre uma experiência de ensino aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado durante a sequência didática foi a simetria, onde buscamos na teoria de Van Hiele os subsídios necessários para a compreensão de como os estudantes evoluem durante a sua aprendizagem em geometria. A metodologia de pesquisa adotada foi a qualitativa, onde através de seu desenho de pesquisa procuramos desenvolver atividades que envolvessem uso de materiais concretos e também digitais onde fosse possível promover a aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva, UFRGS/IFRS

Licenciado em matemática (UFRGS)

Mestre em ensino de matemática (UFRGS)

Doutorando em informática na educação (UFRGS)

Professor adjunto do IFRS - Caxias do Sul.

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

LOPES, D. C. V.; SILVA, R. Uma experiência de ensino-aprendizagem sobre simetria nos anos iniciais através do uso de materiais concretos e digitais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 28, 2015. DOI: 10.22456/2595-4377.32223. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/32223. Acesso em: 28 mar. 2024.