Educação das relações étnico-raciais: identidade entre identidades em ambiente escolar

Autores

  • Marta Mariano Alves Secretaria de Estado da Educação do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.31113

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre educação para as relações étnico-raciais, considerando o referencial de identidade como um elemento que necessita de estudos e pesquisa que permitam responder questões que despontam no ambiente escolar com a proposta da educação das Relações Étnico-raciais. Para esta reflexão inicialmente apresenta-se as propostas de construção de uma identidade brasileira presentes no século XIX e as influências destas teorias, no contexto curricular atual. Na sequência, tendo como referência autores voltados para a análise da identidade na psicologia e na sociologia, busca-se apresentar um cenário de indagações para as quais a instituição escolar precisa demonstrar uma especial atenção para garantir que no contexto da pluralidade, a qualidade educacional associada à realização de uma ampla justiça social possa ser construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Mariano Alves, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Downloads

Publicado

09-08-2012

Como Citar

ALVES, M. M. Educação das relações étnico-raciais: identidade entre identidades em ambiente escolar. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 49–66, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.31113. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/31113. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial