Inclusão e implementação da educação das relações étnico- raciais no ensino médio – EJA

Autores

  • Ana Maria da Roda Prates Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.27226

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Projeto Político Pedagógico, Relações étnico-raciais

Resumo

Inclusão e implementação da educação das relações étnico- raciais no ensino médio – EJA

Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa realizada nas escolas do ensino médio modalidade Educação de Jovens e Adultos de Passo Fundo-RS, com o objetivo de incluir a educação das relações étnico-raciais no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Para isso, procedeu-se à análise dos PPP das escolas, dos questionários aplicados aos professores das instituições participantes, da legislação atual, além de viabilizar uma capacitação da equipe escolar nos encontros de formação. Nesses encontros de capacitação, discutiu-se sobre a importância da inclusão e implementação da Lei Federal nº 10.639/2003 que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação básica. Os resultados permitem concluir que as discussões e o estudo sobre EJA, PPP e relações étnico-raciais possibilitaram o planejamento de ações visando à reelaboração dos PPP de modo a considerar a diversidade existente em cada escola.

Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Projeto Político Pedagógico; Relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria da Roda Prates, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Ana Maria da Rosa Prates, Mestre em história pela Universidade de Passo Fundo, Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em PROEJA pelo Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Especialista em História do Brasil pela UPF-Passo Fundo-RS

Downloads

Publicado

2012-08-09

Como Citar

DA RODA PRATES, A. M. Inclusão e implementação da educação das relações étnico- raciais no ensino médio – EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 107–130, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.27226. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/27226. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática especial