Subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade racial na educação infantil

Autores

  • Lucimar Rosa Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL
  • Hédio SILVA JUNIOR Diretor Academico da Universidade Zumbi dos Palmares e Diretor Executivo do CEERT
  • Maria Aparecida da Silva Bento CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.27223

Palavras-chave:

Igualdade Racial, Educação Infantil, Políticas Públicas, Práticas Pedagógicas.


Resumo

Este artigo é um dos produtos resultantes de um plano de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação Básica (SEB/COEDI/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado em 2010. A execução foi compartilhada com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tendo como uma de suas ações a formação da Rede Nacional para a Igualdade Racial na Educação Infantil. O objetivo principal é oferecer subsídios para professores e gestores comprometidos com uma educação pautada na igualdade racial, ao mesmo tempo em que preenche uma lacuna em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, alterada pela Lei 10.639 de 2003 e pela 11.645/08, que às vezes é entendida como não aplicável à educação infantil. Nossa pretensão é que o debate sobre esse tema possa agregar críticas e contribuições que reflitam com o máximo de fidelidade o acúmulo de professores, gestores, pesquisadores e ativistas políticos que se dedicam ao tema.

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Biografia do Autor

Lucimar Rosa Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPTL

É Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas). Fez o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo e mestrado na UFMS. Sua experiência em docência começou nas séries iniciais do ensino fundamental em redes públicas e privadas. O principal eixo de suas pesquisas tem sido a Educação Infantil, especialmente, metodologias de promoção da Diversidade étnico-racial, Formação de Professores/ras e Currículo. Atua desde 2003 como colaboradora em diversos programas desenvolvidos pelo CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e MEC, participando efetivamente de proposições que incidem na constituição de políticas públicas para a promoção da igualdade étnico-racial.

Hédio SILVA JUNIOR, Diretor Academico da Universidade Zumbi dos Palmares e Diretor Executivo do CEERT

Diretor academico da Universidade Zumbi dos Palmares, Diretor Executivo do CEERT, Doutor em Direito do Estado pela PUC/SP, Ex- Secretario de Justiça do Estado de SP, autora de vários livros dentre eles o Discriminação racial nas escolas: entre as leis e as práticas

Maria Aparecida da Silva Bento, CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Diretora executiva do CEERT, doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Ações Afirmativas, identidande étnica, Discriminação no Trabalho, Adminsitração e recursos humanos. Tem vários livros publicados sobre relações raciais no Brasil, dentre eles o Cidadania em Preto e Branco: discutindo relações raciais

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Publicado

2012-08-09

Edição

Seção

Temática especial