Subsídios para o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade racial na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.27223Palavras-chave:
Igualdade Racial, Educação Infantil, Políticas Públicas, Práticas Pedagógicas.Resumo
Este artigo é um dos produtos resultantes de um plano de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação Básica (SEB/COEDI/MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizado em 2010. A execução foi compartilhada com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tendo como uma de suas ações a formação da Rede Nacional para a Igualdade Racial na Educação Infantil. O objetivo principal é oferecer subsídios para professores e gestores comprometidos com uma educação pautada na igualdade racial, ao mesmo tempo em que preenche uma lacuna em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, alterada pela Lei 10.639 de 2003 e pela 11.645/08, que às vezes é entendida como não aplicável à educação infantil. Nossa pretensão é que o debate sobre esse tema possa agregar críticas e contribuições que reflitam com o máximo de fidelidade o acúmulo de professores, gestores, pesquisadores e ativistas políticos que se dedicam ao tema.
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