A reflexão colaborativa como propulsora da formação continuada de professores de língua inglesa mediante o uso das ferramentas virtuais

Autores

  • Jesiel Soares-Silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.27047

Palavras-chave:

Reflexão colaborativa, Novas tecnologias, Formação de professores

Resumo

Este trabalho analisa uma pesquisa colaborativa desenvolvida por cinco professoras de língua inglesa da rede pública de Goiânia, Goiás, através das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O propósito maior foi averiguar de que forma a pesquisa colaborativa pode contribuir para uma prática docente menos individual no ensino mediado por computador e como a reflexão e a ação podem ser alternativas na formação das professoras. Os resultados apontam que a colaboração foi um fator decisivo na formação reflexiva e prática das professoras, pois compartilhando os avanços, angústias, entraves do trabalho entre si, os professores se sentem mais seguros e confiantes para prosseguir. Os resultados também mostram que a ação e a reflexão sobre a prática foram fundamentais para a construção de uma docência menos individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesiel Soares-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Minas Gerais, com o foco na Formação de Professores e nas novas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Mestre em Linguística Aplicada na Universidade Federal de Goiás, com o foco na área de Formação Contínua de Professores mediante as novas TIC. Coordenador do grupo P.L.A.T.A.FORMA (Professor de Línguas: Autonomia, Tecnologia, Ação e Formação). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa como foco nas novas TIC pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Goiás. Atuou como professor de Língua Inglesa na rede particular em Goiânia e de Língua Portuguesa em cursos especializados e/ou Pré-vestibulares. Atuou como professor de Língua Inglesa no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás. Atuou como professor da disciplina Formação de Professores na Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Araguaia, em Goiânia. É membro do grupo Tecnologias da Mediação e Experiências Multilíngues, vinculado À Pós-Graduação da UFMG e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Augusto de Souza.

Downloads

Publicado

2011-11-10

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica